Fachada do Colégio São Francisco de Assis - Mandaguaçu/PR

NOSSA HISTÓRIA

Seguindo o ideal de Madre Agathe Verhelle, fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC), um grupo formado por oito religiosas e uma leiga enfrentou três meses de viagem cruzando o Atlântico para expandir a missão de "Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude" no Brasil.

Orientadas por Madre Loyola, as primeiras irmãs chegaram ao Brasil em 15 de outubro de 1896 e fundaram o Colégio Damas, que iniciou as atividades em Olinda (PE) e depois se transferiu para o Recife.

No ano de 1955, o Colégio São Francisco de Assis foi fundado em Mandaguaçu (PR). Desde então, a unidade educacional forma gerações com valores baseados no Evangelho, de maneira integral, e com o intuito de fazer a diferença no mundo.

Por ocasião da nossa fundação em 1955, tinha como entidade mantenedora as Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna e era denominado Escola Paroquial São Francisco de Assis. A partir de 29 de janeiro de 1960, a Instituição passou a pertencer à Associação das Religiosas da Instrução Cristã, que continuou a obra, graças ao apoio de sua Excelência D. Jaime Luiz Coelho, na época, estimado Bispo Diocesano, dos Padres Capuchinhos e do Prefeito Municipal.

Atendendo ao pedido da comunidade, em 2015 se inicia o Ensino Médio de forma gradativa. Com a oferta desta etapa de ensino, altera-se a denominação, de: Escola São Francisco de Assis - Educação Infantil e Ensino Fundamental, para: Colégio São Francisco de Assis - Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Atualmente, a Rede Damas Educacional reúne 12 escolas e uma faculdade em diferentes estados brasileiros, somando mais de 15 mil alunos matriculados.

PROPÓSITO, MISSÃO, VALORES, VISÃO E CARISMA

O Colégio São Francisco de Assis faz parte da Rede Damas Educacional e vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã: "Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude".

Educar para Inspirar Pessoas e Transformar o Mundo

Missão

Formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável.

1. Revelar a face atual do Cristo educador;
  2. Duc in Altum – Avançar para águas mais profundas;
  3. Promover o conhecimento científico e a pesquisa;
  4. Respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus;
  5. Tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia;
  6. Diálogo, escuta e discernimento;
  7. Observância do direito e a prática da justiça;
  8. Educar com firmeza e afeto;
  9. Comprometimento, ética e transparência.

Visão

Ser referência em Educação e expandir o Carisma Institucional para inspirar as pessoas e transformar o mundo.

Nosso Carisma

"Sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente à juventude em qualquer lugar onde pudermos cooperar na propagação da glória do Senhor!"

Hino do Colégio

LETRA DO HINO

HINO DO CSFA

(Letra e Música:  Bruno Gudi Junior)

Junto à Santa e Amada Igreja

Nasceu o colégio das irmãs

São as damas que revelam a beleza

Da face do Cristo educador

Com a bandeira... Duc In Altum

Seguindo sempre com garra e fervor

Formando homens justos e íntegros

Lutando sempre pela paz e o amor

O Colégio São Francisco de Assis

Segue sempre com carinho e amor

Os passos deste homem fraterno

Pregando sempre o evangelho com fervor.

Gaudere et benefacere

Alegrar-se e fazer o bem

Humildemente ajudando o irmão

Sempre sem olhar a quem

Sacrificar-nos e consagrar-nos

À nossa juventude com amor

Crescendo firme na vida divina

Em saber, virtude e valor

O Colégio São Francisco de Assis

Perfuma o Brasil de norte a sul

Novo lar... fonte de vida

És o orgulho de Mandaguaçu.