Baixe gratuitamente o aplicativo
Colégio São Francisco, para pais e alunos!

Use grátis o app!

Na aula de Ensino Religioso, alunos praticam a gentileza através da fermentação do pão

10/06/2024 às 11h32

Jesus foi apresentado como o Mestre do amor, da empatia e do cuidado com o próximo. Durante a aula de Ensino Religioso, o valor transformador da gentileza foi trabalhado com uma dinâmica sobre a fermentação, trazendo o milagre da multiplicação dos pães para ilustrar a importância do fermento como símbolo de nossas pequenas atitudes que transformam o mundo.

Para exemplificar de forma multidisciplinar, a Ir. Rosangela e a Prof. Giselli envolveram os alunos em uma experiência prática, ensinando cada etapa do processo de produção do pão, desde a fermentação até o pão pronto. Os estudantes aprenderam não apenas sobre o aspecto simbólico do fermento na história religiosa, mas também sobre os processos químicos e biológicos envolvidos na fermentação natural.

A fermentação natural, além de facilitar a digestão e resultar em um pão com índice glicêmico mais baixo em comparação ao uso do fermento biológico, serviu como metáfora poderosa. Demonstramos como nossas ações diárias, assim como o fermento que faz o pão crescer, podem transformar gradualmente o mundo ao nosso redor e nossos corações.

Esta abordagem não apenas fortaleceu os ensinamentos religiosos sobre amor ao próximo, mas também enriqueceu o entendimento dos alunos sobre a interconexão entre ciência, fé e prática cotidiana.